1. Cargos e Funções
Administradores:
A Administração do fórum está encarregada de cuidar dos problemas maiores, como banimento de usuários, criação de salas, colocar alguém na moderação ou outro cargo, e também moderar os fóruns em geral.
Monitores:
Os monitores têm a função de monitorar todas as atividades do administrador e de sua equipe, tanto na eficiência como na falta dela. Podendo encaminhar ao Administrador Geral a solicitação de afastamento que no caso, cabe ao Administrador Geral julgar. O monitor tem também a função de moderador global do fórum, onde podem fechar, trancar, mover, pendurar, remover posts e tópicos em todo o Fórum, assim como editar os perfis dos membros, como assinaturas etc, substituem os administradores e cuidam do fórum em sua ausência..
Moderadores:
Os Moderadores são membros com grandes conhecimentos nos fóruns onde moderam, devem participar da sala, e controlar os tópicos, membros, trazer novidades como downloads e posts de acordo com as regras dentro de sua sala. Também indicam novos moderadores, porém a escolha cabe ao administrador.
Estagiarios:
Os Estagiarios são membros com potencial de ser moderador,eles passam por testes e ajudam no maximo que podem,quando você é um estagiario tem que dar o seu maximo se quizer chegar a moderação porque é a fase mais dificil mas é o caminho mais facil de chegar a moderação.Para se tornar um Estagiario você pode entrar numa inscrição ou se destacar ai você receberá o convite.
===========
2. Introdução
Este pequeno guia tem a intenção de orientar os usuários (tanto os novatos quanto os experientes) na boa utilização do Fórum. Por motivos vários, é importante ressaltar o seguinte parágrafo
"Ao participar do Fórum você está implicitamente concordando com as regras aqui contidas, cuja leitura é de responsabilidade do usuário, e submentendo-se às mesmas. É importante ressaltar que este fórum é uma iniciativa particular liderada por pessoas que se dedicam a mantê-lo organizado, atualizado e em melhoria constante, e caso alguma das regras descritas seja desrespeitada os Administradores se reservam o direito de intervir e tomar as decisões cabíveis em cada caso, visando o bem estar dos demais usuários do forum. Ninguém é obrigado a participar do Fórum caso não concorde com suas regras, aliás, nem deve."
3. Algumas recomendações
a - O fórum é aberto a todos, isto significa que também é acessado por crianças. Por isso, não é permitido:
- Postar qualquer tipo de material pornográfico, incluindo textos com caráter sexual ou ofensas verbais.
- Palavras de baixo calão, chulas, ofensivas, e outras pérolas da má educação!
- Links para sites pornográficos, proibidos para menores de 18 anos.
- Posts que incitem a discriminação racial, religiosa ou partidária, seja contra os homossexuais, mulheres, negros ou a qualquer outro grupo de seres humanos.
Esta primeira regra é muito importante para manter o bom nível do fórum, e será fiscalizada com muito rigor.
Qualquer mensagem com este conteúdo poderá ser editada ou deletada sem aviso.
Em caso de reincidência o membro será advertido por um dos moderadores, em caso de nova reincidências seu número de posts será zerado, como uma forma de punição.
Em casos mais extremos nos reservamos o direito de bloquear o login utilizado, ou até mesmo bloquear temporariamente o acesso ao fórum e ao através do endereço IP.
4. Papel dos Administradores e Moderadores
O Fórum tem um número considerável de Moderadores e Administradores, com diferentes atribuições.
Moderadores (Mods): - Acompanhar o andamento das discussões nos tópicos, para evitar/censurar brigas, desentendimentos e atitudes que representem quebra das regras do Fórum
- Acompanhar as criações dos tópicos, para evitar que sejam criados tópicos abordando assuntos já existentes ou que poderiam estar num tópico mais apropriado
- Responsáveis pela criação de Votações, Avisos e Tópicos Fixos
Administradores (Admins): - Definir que usuários serão Mods
- Acompanhar o desempenho dos Mods em suas atuações
- Responsáveis pela criação de Avisos Gerais
- Responsáveis pelo contato com o Administrador Geral.
- Estudar constantemente melhorias para o Fórum, eventualmente aplicando-as
- Atuar, sempre que necessário, como Administradores em todo o Fórum
Qualquer reclamação contra um Moderador não deve ser postada no Fórum, e sim enviada por Mensagem Privada (MP) para algum dos Admins. Os Mods geralmente são escolhidos dentre os usuários mais maduros, confiáveis e assíduos do Fórum. Assim, é relativamente fácil se tornar um.
Características necessárias de um usuário que pode vir a se tornar Mod:
* freqüência no Fórum
* participação nas discussões
* ponderação (não se exceder)
* maturidade
Fatores que NÃO influenciam na escolha de um Mod:
* número de Posts
* idade
* opiniões pessoais
* sexo
* região de moradia
* conexão
* tempo de cadastro no Fórum
Situações que influenciam favoravelmente na escolha de um Mod:
* ser Webmaster / Conhecedor do assunto / Ajuda constante.
* participar efetivamente
Maneiras eficientes de NUNCA se tornar um Mod:
* floodar
* brigar (ou seja, agredir diretamente a pessoa com que se está discutindo)
* pedir pra ser moderador
* abusar da boa vontade e paciência dos demais
Todos os Admins e Mods tem um código interno a seguir e instruções simples e claras de como agir em determinada situação.
Os Moderadores são responsáveis apenas e tão somente pelas áreas (SubFóruns) que moderam, e não possuem responsabilidades ou direitos/poderes sobre outras áreas do Fórum.
É importante destacar que os Moderadores não possuem, como atribuição do cargo, a obrigação de serem mestres de cerimônias, de participarem direta e ativamente de todas as discussões nem de serem diplomatas. Acreditamos que todos os usuários do Fórum sabem se portar e se comportar, sabem como interagir uns com os outros de maneira civilizada sem a necessidade de alguém para guiá-los. A função dos moderadores é, em primeira e última análise, manter a ordem.
4. Criação de tópicos e votações (Aviso, fixo, etc)
Votações, Avisos e Tópicos Fixos são atribuições exclusivas dos Moderadores. Avisos Gerais são atribuições exclusivas dos Administradores.
[color=#FF0000]
5. Avatar e Assinatura
O nosso padrão para tamanho do avatar é 98x98 pixels
Em relação a utilização de imagem nas assinaturas: o uso é liberado mas vale acrescentar para não colocar imagens muito pesadas pois isso dificulta a navegação de quem tem conexão discada
A utilização de qualquer imagem fora desse padrão vai acarretar um alerta de um Mod ou de um Admin, e em caso de reincidência ou não alteração da imagem, elas serão retiradas do perfil do usuário.
6. Regra de conduta
O nosso Fórum se destina a discussões dentro dos diversos temas existentes, e pedimos aos nossos usuários que mantenham sempre um comportamento educado e cordial com os demais.
PM - Mensagem privativa
É vetada sob pena de ser banido qualquer meio de proliferação de SPAM via PM.
QUALQUER comentário desmerecedor à QUALQUER empresa, indivíduo ou produto será removido sem advertência do fórum e o usuário advertido, na reincidência o mesmo é destituído do login, caso faça parte da equipe perde seu cargo.
Essa regra vale inclusive quando o assunto for comprovável. Pois esse forum não é PROCON nem edita matéria com avaliação de um editor.
Os problemas cabem aos envolvidos.
A partir desta data, quaisquer posts ou tópicos criados apenas para discussões, agressões ou xingamentos pessoais entre membros do fórum serão imediatamente apagados e o usuário agressor será advertido. Em caso de reincidência, será suspenso por 10 dias. Mais uma vez reincidente, será banido do Fórum.
7. Palavras Finais
· O Fórum não se responsabiliza pelo conteúdo postado pelos membros, e reserva-se o direito de apagar ou mover qualquer mensagem que julge desrespeitar as regras descritas acima.
Lembre-se que este Fórum não é um Direito e sim um Benefício. Ele é mantido gratuito pelos Administradores e Moderadores. Não seguir as regras do mesmo significa ser expulso. De maneira bem simples, encare o Fórum como um Clube da vida real do qual você participa. Se você não seguir as normas, será impedido de freqüentá-lo.